Outras Actividades Pedestres

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Início: Castro Laboreiro -Melgaço

Hora de saída: 9:00 horas

Hora de chegada: ----------

Grau de Dificuldade: Fácil

Datas dos passeios:

Durante todo o ano

 

Nº limite de participantes:

15 pessoas

 

 

 

 

 

Programas detalhados

Click para 3 a 5 de Outubro

Click para 28 de Novembro a 1 de Dezembro e 5 a 8 de Dezembro

 

 

 

 

 

 

 

        

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Na Rota de um Predador

A Ecotura vai organizar mais um passeio pedestre em território do Lobo. Na Rota de um Predador é uma actividade em que vamos poder observar em plena natureza os animais selvagens que partilham o habitat com o lobo.

O 1º dia é composto por uma incursão pelo território de uma alcateia da serra da Peneda, onde vamos procurar os indícios da sua presença. Em pequenos vales de montanha, protegidos e quase secretos, vamos encontrar Garranos em liberdade e outro gado da região guardado pelas suas pastoras e protegido por cães de Castro Laboreiro. Vamos também percorrer antigas rotas de contrabando e atravessar a fronteira nos locais outrora utilizados para fazer a passagem "a salto" entre Portugal e Espanha.

No segundo dia temos um trilho pedestre para observação das presas selvagens do Lobo. Vamos percorrer veredas e atravessar pequenos bosques, habitat de cervídeos e javalis, aproveitando para os observar e provavelmente fotografar. Será um momento único para estabelecer a relação entre o lobo e as suas presas ancestrais, ficar a conhecer um pouco mais dos hábitos destas espécies selvagens e, através das lentes da sua máquina fotográfica, guardar testemunhos das suas vivências.

A actividade inclui:

 dormida em turismo rural

 todas as deslocações a partir do ponto de encontro

duas refeições de campo

seguro de acidentes pessoais

Programa

1º Dia

10.00 horas – Encontro em Castro Laboreiro

10.30 horas - Início do percurso

12.30 horas – Merenda

17.30 horas - Fim do passeio com a chegada ao turismo rural / restaurante

2º Dia

10.30 horas – Início do passeio

12.30 horas - Merenda

17.00 horas – Fim do Passeio

       

 

 

 

Transibérica Signatus

A Ecotura   vai realizar mais um passeio pedestre em território do Lobo - a “Transibérica Signatus”-,  uma actividade que liga Portugal a Espanha pelos trilhos outrora utilizados por contrabandistas e  partilhados com o nosso amigo “Canis Lupus Signatus”, o Lobo Ibérico.

No sábado iniciamos a nossa travessia em direcção a Espanha. Uma caminhada acessível a todos, em pleno território do Lobo. Os incontáveis vestígios da sua passagem, os Garranos que pastam em liberdade, as raposas que partilham o mesmo território do Lobo e um sem número de outras espécies darão a moldura natural desta travessia. O nosso dia terminará num turismo de aldeia em Espanha onde iremos jantar e dormir.

No último dia fecharemos o círculo entrando de novo em Portugal. Será um passeio repleto de encontros com a história, com as marcas dos nossos antepassados e com a natureza do Planalto de Castro Laboreiro. Gravuras rupestres, Megalitismo e uma merenda junto ao rio Laboreiro serão alguns dos condimentos para fechar esta aventura em território do Lobo.

 A actividade inclui:

1 dormida em turismo rural com pequeno-almoço

2 refeições de campo

1 jantar regional

todas as deslocações a partir do ponto de encontro e seguro de acidentes pessoais.

 

Programa

1º dia

10.00 horas – Início do passeio

12.30 horas - Merenda

17.00 horas – Chegada ao Turismo Rural

20.00 horas - Jantar Regional

2º dia

10.30 horas – Início do passeio

12.30 horas - Merenda

16.30 horas – Final do Passeio

 

    

 

 

 

 

 

 

 

Mini-Férias Naturais

Acompanhar o curso selvagem de um rio de montanha, apreciar as suas cascatas e o contraste entre a serra granítica e a vegetação luxuriante que só a proximidade da água permite. Sair à descoberta da flora da serra da Peneda, aprender a identificar as árvores e as plantas silvestres e saber qual o seu uso medicinal ou gastronómico. Tudo isto acompanhado da possibilidade de conhecer os melhores enquadramentos e obter fotografias únicas com as dicas de um fotógrafo profissional. Estes são os desafios que temos para si nos dois primeiros dias desta aventura natural.

 A viagem continua com mais 2 dias em território do Lobo. Uma fabulosa travessia até Espanha por caminhos outrora percorridos por contrabandistas e ainda hoje calcorreados pelo nosso último grande predador, o Lobo Ibérico.

 

O programa completo incluí:

3 dormidas com pequeno-almoço

3 refeições de campo

1 jantar regional

Todas as deslocações a partir do ponto de encontro e seguro de acidentes pessoais.

 

Programa

1º Dia

14.00 horas – Encontro em Castro Laboreiro

14.30 horas - Início do percurso "Tons e aromas da Primavera"

18.0 horas - Fim do passeio com a chegada ao hotel

2º Dia

10.00 horas – Início do passeio "Á descoberta da água"

12.30 horas - Merenda

17.00 horas – Chegada ao Hotel

3º Dia

10.30 horas – Início da travessia

12.30 horas - Merenda

17.30 horas – Final do Passeio   

20.30 horas - Jantar Regional                   

4º Dia

10.30 horas – Início da travessia

12.30 horas - Merenda

16.30 horas – Final do Passeio                        

 

 

 

Nas Margens de um Rio Selvagem

A Ecotura vai organizar uma nova actividade pedestre que está especialmente vocacionada para quem gosta de apreciar uma natureza verdadeiramente intocada e o silêncio da montanha.

 “Nas Margens de um Rio Selvagem” irá proporcionar a todos 2 dias de verdadeiro “Wilderness”

Caminhos antigos que nos conduzem a bosques escondidos dos olhares do homem. Vales no interior de montanhas rochosas onde só os mais afoitos conseguem chegar. Água, muita água que jorra pelas encostas da serra e se debate no leito de um rio de montanha. Falésias por onde rio se precipita num manto de espuma branca, formando cascatas que desaguam em poços de água cristalina. Água que corre sem controlo mas que nos vai indicar o caminho a seguir até ao final desta actividade em território do Lobo. Um mergulho refrescante marcará a despedida deste fim-de-semana natural.

O programa completo inclui:

1 dormida em Hotel com pequeno-almoço

2 refeições de campo

1 jantar regional

Todas as deslocações a partir do ponto de encontro

Seguro de acidentes pessoais.

 

Programa

1º dia

10.00 horas – Encontro em Castro Laboreiro

10.30 horas - Início do percurso

12.30 horas – Merenda

17.30 horas - Fim do passeio com a chegada ao Hotel rural / restaurante

2º dia

10.30 horas – Início do passeio

12.30 horas - Merenda

17.00 horas – Fim do Passeio

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fim-de-Semana Natural

A Ecotura preparou para o fim-de-semana de 8 a 10 de Dezembro um conjunto de actividades na montanha. No seu conjunto irão proporcionar-lhe uns dias calmos e relaxantes mas que acima de tudo, vão trazer-lhe experiências únicas de contacto com a natureza.

O “Fim-de-semana Natural” inclui orientação por carta e GPS, tertúlia Lupina, tertúlia musical, iniciação aos cavalos e o Garrano como cavalo de sela, ecosafari fotográfico, Moinhos e Pontes centenárias

Estas actividades estão pensadas para formarem um leque de assuntos diversos mas que no seu todo esperamos que venham a contribuir para que nos seus passeios futuros possa compreender melhor o espaço natural que o rodeia.

Programa 8 a 10 Dezembro

8 de Dezembro (6º feira)

14.00 horas – Orientação por carta e GPS

Para quem gosta de chegar a uma região e lançar-se à aventura de descobrir o espaço circundante, nada melhor do que saber utilizar uma carta militar e sentir a segurança de saber onde está e fundamentalmente saber que não está perdido em território desconhecido.

Tendo isto em conta, e como inicio deste fim-de-semana natural, a Ecotura propôe-lhe uma tarde na montanha onde vai aprender a utilizar uma carta militar e um GPS para fazer as suas incursões na serra com toda a segurança.

20.00 horas – Jantar e Turtúlia Músical

Para a noite deste feriado de 8 de Dezembro um jantar com os seus companheiros de aventura e uma turtulia em que entre muitas outras coisas se falará de música tradicional portuguesa. A Gaita de Foles e o acordeão vão dar-nos o tom para um serão à lareira.

9 de Dezembro (Sábado)

10.30 horas – Iniciação aos cavalos e o Garrano como cavalo de sela

Para a manhã desta 6ºfeira de descanço pensámos para si numa abordagem aos Garranos. Este maravilhoso cavalo, raça autóctone portuguesa, tem neste momento uma utilização pouco mais interessante do que servir para o mercado da carne e do subsídio.

Mas esta raça mereçe mais pois as suas aptidões como cavalo de sela e desporto são bem evidentes. O nosso contributo para a valorização desta raça tem sido o de mostrar a quem nos visita como pode ser fantástico um passeio na serra na companhia de um Garrano. Venha experimentar e ajude a passar palavra sobre as qualidades deste companheiro insubstituivel.

14.00 horas – Ecosafari fotográfico

A fotografia é a ferramenta ideal para guardar as suas experiencias e aventuras. Nesta manhã de sábado vamos conhecer a região passando de um tema fotográfico a outro e em cada um deles vamos aprender, com o fotógrafo Pedro Alarcão, a melhor maneira de tirar “aquela imagem” que durante muitos anos irá marcar o nosso album de fotografias. As fotografias primeiro tiram-se na cabeça e por isso todas as técnicas e truques que nos ajudarem a concretizar a nossa “visão” são de grande utilidade.

20.00 horas – Jantar e turtúlia Lupina

Para este serão o visionamento do documentário “A vida secreta dos Lobos” que foi filmado nesta região e uma amena conversa sobre este nosso último grande predador a viver em liberdade.

10 de Dezembro (Domingo)

10.00 horas –Moinhos e Pontes centenárias

Este passeio leva-nos a visitar alguns dos maiores valores patrimoniais da região. Locais de grande beleza são o berço de moinhos de águas e pontes com história, deixando a quem por lá passa, memórias únicas de paraísos sem igual.

12.30 horas – Almoço de despedida

 

              

Ecosafari fotográfico

Traga a sua máquina fotográfica e junte-se a nós numa fabulosa viagem ao mundo natural da Serra da Peneda.

No coração do território do Lobo, sinta a sua presença observando os indícios da sua passagem. Descubra trilhos e locais de beleza única pela mão do fotógrafo e operador de câmara Pedro Alarcão e da jornalista Anabela Moedas. Na sua companhia vai ver o que apenas para alguns está visível e aprender a tirar o melhor partido da sua câmara fotográfica com os truques e dicas de um profissional.

A meio do dia, quando a luz é menos favorável para a fotografia, terá oportunidade de aprender a limpar e corrigir as suas fotos, utilizando a tecnologia informática ao serviço da fotografia.

Para terminar o dia deixe-se deliciar por uma refeição recheada de iguarias bem ilustrativas da saborosa gastronomia regional.

 

 

 

 

 

Férias de Natureza

Fim-de-semana prolongado de 3 a 5 de Outubro

Um programa para passear sem pressa em plena natureza e recuperar o sossego e a tranquilidade.
Passear em companhia das árvores e das plantas, pelos caminhos do bosque da cultura rural e da imaginação onde vamos conhecer lendas, mitos e crenças sobre as plantas bem como os seus usos tradicionais. Serpentear as margens de um rio e acompanhar sendeiros entre bosques ribeirinhos de sabugueiro e vidoeiro.
Usufruir da Noite de Lua cheia para observar as diferentes constelações. E, para completar estes dias, uma tarde de iniciação aos cavalos com a montanha da Peneda como pano de fundo.

 Inclui 2 dormidas, 3 refeições de campo e 3 dias de actividades

Fins-de-semana prolongados de 28 de Novembro a 1 de Dezembro e 5 a 8 de Dezembro

Férias de 4 dias, para crianças e adultos, em que os dias serão passados entre agradáveis passeios por caminhos rurais milenares, iniciação à orientação e passeios de orientação com pistas, caminhadas interpretadas em território do Lobo, banhos termais de água quente, noites de astronomia, fotografia e, essencialmente, muita descontração e descanso.

Inclui 3 dormidas, 4 refeições de campo, banho em águas termais e 4 dias de actividades

 

 

Retiro na Natureza

Passeios pedestres e Yoga em plena natureza – Algo que se toca e completa S5020271

Com a colaboração da Terapeuta e  Prof. de Yoga Helena Rego

Gozar a calma e a tranquilidade do ambiente natural da montanha. Deixar o tumulto da cidade e desfrutar do exercício saudável de caminhar na natureza. Conseguir uma mente liberta e calma. Adquirir técnicas e conhecimentos de Yoga que possam ser usados no dia-a-dia.

Caminhar junto às margens de um rio e sentir a luz ténue do sol que penetra entre a folhagem ribeirinha e cintila nas águas calmas de uma lagoa natural. Apreender os odores do campo enquanto percorremos caminhos rodeados de carvalhos já há muito esquecidos do olhar do Homem.

Sentir uma experiência de vida no corpo e exercitar o auto-conhecimento e as competências interpessoais.

 Apreciar a multiplicidade colorida de plantas que despontam entre rochas. Os vales matizados de tons verdes, povoados de lameiros e pequenos bosques.

Aproveite este “Retiro”para reconfortar o corpo e o espírito e usufruir do poder medicinal do Yoga na natureza.

 

Poderá solicitar, extra programa, uma massagem AYURVÉDICA

 

Este programa inclui: 1 dormida, 2 almoços de campo, orientação técnica de Yoga por Helena Rego, 1 hora de banhos quentes termais

 

 

 

 

 

Um Carnaval diferente "em território do Lobo"

13 a 16 de Fevereiro de 2010

Grupo limitado a 16 pessoas - 4 dias longe da confusão da cidade - Contacto com a natureza da Peneda-Gerês – 4 dias de obtenção de novos conhecimentos sobre o meio natural que nos rodeia - Banhos de águas quentes termais – Sessões de Yoga (relaxamento e meditação)

Caros amigos para o Carnaval de 2010 a Ecotura preparou um programa especial para si. Um programa de quatro dias limitado a 16 pessoas onde se privilegia o contacto com a natureza.

A 1ºnoite será com sabor a montanha, num ambiente intimista de um pequeno hotel que estará todo reservado para a Ecotura. Um jantar repleto de sabores caseiros e um serão junto a uma lareira crepitante irão dar o enquadramento para uma noite reconfortante.  

Uma passagem para Espanha em território do lobo, um passeio pela maior Necrópole Megalítica da Península Ibérica. Uma manhã dedicada à interpretação da paisagem com um passeio matinal por bosques perdidos no tempo e uma tarde de relaxamento como só o Yoga consegue proporcionar.

4 dias de actividades na natureza, em território do Lobo, que lhe devolverão a energia que necessita para enfrentar 2010.

Este programa inclui: 3 dormidas - Jantar da 1ª noite - 4 almoços de campo - todas as actividades

Poderá solicitar extra programa uma massagem AYURVÉDICA com a terapeuta Helena Rego

 

Programa detalhado

13 a 16 de Fevereiro de 2010

Dia 13/02/2010

10:00 - Encontro em Castro Laboreiro

10:30 - Inicio do passeio pedestre que nos levará a Espanha por antigas rotas de contrabando

17:00 - Já em território espanhol, daremos entrada no hotel

19:30 - (hora portuguesa) jantar de montanha com javali estufado (possibilidade de ementa alternativa)

Dia 14/02/2010

10:00 - Passeio que atravessa a maior Necrópole Megalítica da Península Ibérica e que nos trará de volta a Portugal

17:00 - Já em Portugal, daremos entrada no Hotel

Jantar livre

Dia 15/02/2010 - Dia dedicado ao relaxamento físico e descanso psíquico com a terapeuta e Prof. de Yoga Helena Rego

10:00 - Manhã livre ou visita às quedas de água do rio Laboreiro e ao museu Castrejo

Almoço livre

14:00 - Á descoberta do ser – Dinâmica de grupo – Tertúlia temática e exercício para promoção do auto-conhecimento e das competências interpessoais.

15:30 - Banhos quentes termais

18:30 - Sessão de Yoga - Aprendizagem do relaxamento e de Pranayama (exercícios respiratórios), meditação orientada e Mantras

Jantar livre

Dia 16/02/2010

10:00 - Utilizando calçadas e caminhos antigos vamos percorrer, num passeio pedestre suave, um espectacular vale onde a floresta autóctone portuguesa domina a paisagem. Carvalhais com recantos mágicos que mais parecem  retirados de contos de fadas e uma presença humana que se resume a pequenas aldeias abandonadas rodeadas de floresta.

16:00 -Final das actividades

 

 

 

 

 

 

 

 

   

Home | Contactos | Passeios a Cavalo | Passeios Pedestres | O Garrano | O Lobo | Outras actividades | Links