Quem Somos

 

Imprensa

 

Num dos muitos trajectos feitos para encontrar vestigios

 

Fazendo o acompanhamento do grupo

 

 

   

                                                                                                                                                     Anabela em pleno nevão                                        Pedro
 

Anabela Moedas e Pedro Alarcão são ambos jornalistas. Trabalharam para vários jornais e revistas e produziram várias peças jornalísticas sobre temas relacionados com ambiente e conservação da natureza. Foram colaboradores permanentes da Revista Fórum Ambiente e colaboraram com a Revista Ozono desde o seu primeiro número.

Em 1999 resolveram alargar o âmbito do seu trabalho e abraçaram um projecto de longo curso que mudou radicalmente o rumo das suas vidas.

Em Novembro de 1999 iniciaram então um projecto que só estaria terminado quando tivessem a informação e as imagens necessárias para produzir um livro sobre a vida de uma família de lobo-ibérico

Nessa altura, com a ajuda do biólogo Francisco Alvares, escolheram uma alcateia para trabalhar. Escolhida a alcateia, arranjaram uma casa na região do Parque Nacional da Peneda Gerês e no início de 2000 começaram o trabalho de campo.

Acompanhar a vida de uma família de Lobo Ibérico foi desde o início um trabalho apaixonante. Descobrir a sua localização, acompanhar os seus hábitos, seguir rotas de passagem e finalmente ver pela primeira vez os pequenos lobachos do ano compensou todas as horas de espera.

Ao fim de sete meses de observação da alcateia, surgiu a primeira hipótese de fotografar alguns dos seus membros – a fêmea com três lobachos. Mas os bons ventos não duraram muito e logo no primeiro fim-de-semana de caça um dos lobos foi abatido a tiro. A morte de um dos elementos do grupo fez com que este dispersasse e durante vários meses Anabela e Pedro não voltaram a ver a alcateia.

O balanço do primeiro ano de trabalho apesar tudo tinha sido positivo. Conheciam os hábitos da alcateia e o seu local de criação. Faltava conseguir a proximidade suficiente para obter boas imagens. Os meses de Inverno serviram para consolidar conhecimentos e estudar novas técnicas e métodos de conseguir a proximidade desejada.

Na Primavera seguinte Anabela e Pedro estavam de volta às serranias da Peneda Gerês. As primeiras horas de espera silenciosa deram logo os seus frutos. Nesse dia Pedro trouxe para casa impressa na película da sua máquina fotográfica a imagem de um grande plano de um jovem lobo.

Centenas de horas de observação deram origem a várias fotografias. Mas ainda não havia as imagens necessárias para a elaboração de um livro de elevada qualidade fotográfica. Faltava ainda mais e melhor equipamento fotográfico e desta vez equipamento muito dispendioso.

Em 2003 Anabela e Pedro tiveram um convite da RTP para fazer uma reportagem sobre o seu trabalho. Era a oportunidade única de dar a conhecer ao público em geral a vida do lobo-ibérico e as dificuldades para contar a sua história. Pedro e Anabela não hesitaram. Pedro trocou a máquina fotográfica pela câmara de vídeo e meteu mãos à obra.

Nos dois anos que se seguiram os dois jornalistas continuaram a estudar os hábitos e comportamentos da família de lobos e concentraram esforços para obter as imagens que foram divulgadas na reportagem “a Vida secreta dos Lobos”, que a RTP passou pela primeira vez em Fevereiro de 2005.

Acompanhar a alcateia do Vez na serra da Peneda, foi o início de um projecto apaixonante que acabou por se tornar num projecto de vida. Anabela e Pedro viveram o dia a dia desta família de lobos durante cinco anos. Agora, e a viver definitivamente na Serra da Peneda, conseguiram finalmente o equipamento necessário para obter as imagens para a elaboração do livro. Nos próximos anos esse será um dos seus objectivos.

Os outros serão ajudar a divulgar o lobo de todas as formas possíveis. Fazer com que a população local olhe para o lobo com outros olhos e que o medo do lobo mau faça parte do nosso passado. Contribuir para melhorar a imagem desta espécie tão importante e que tem sido alvo de uma perseguição sem tréguas ao longo de vários séculos.

 

Home Contactos Passeios a Cavalo Passeios Pedestres O Garrano O Lobo Outras actividades Links